Se você procura um curso superior apenas com a intenção de adquirir conhecimentos técnicos definitivos que vão, talvez, lhe possibilitar obter uma boa posição no mercado de trabalho, ao meu ver, você está cometendo um grande erro! O resultado de um bom curso superior é muito mais amplo e completo do que mais um profissional "sei-fazer-na-prática" sendo lançado no mercado. Esse profissional tem prazo de validade, bem curto aliás, uma vez que não aprendeu a aprender ou seja, não consegue lidar com o conceitual, com o abstrato, não consegue apenas pensar. Sabe repetir o que viu na "prática" e o que encontra na Internet explicado passo-a-passo.
Sempre que posso apresento aos meus alunos o seguinte trecho do livro A Ética da Autenticidade escrito pelo professor Charles Taylor:
"[...] um entendimento puramente pessoal de autorealização [torna][...] as diversas associações e comunidades nas quais a pessoa adentra puramente instrumentais em seu significado. No sentido social mais amplo, isso é antiético para qualquer compromisso forte com uma comunidade."
O que isso significa? Leia, procure entender o que leu e pense, reflita, leia novamente!
"A expectativa é que os princípios da verdade e da honestidade vão ser rigorosamente seguidos em todas as atividades acadêmicas. Isso presume que todo o trabalho será feito por quem se propõe a fazê-lo sem auxílios não autorizados. Adicionalmente, quando fazendo uso de palavras ou de alguma ideia que não lhe pertencem, seja citando ou parafraseando em suas próprias palavras, o estudante deve atribuir crédito à origem do material. Em outras palavras, os estudantes devem fazer toda a escrita eles mesmos e documentar todo material que não é original, exceto conhecimento geral." (fonte)
No atual estágio da sua educação, eu espero que você já seja capaz de diferenciar o que é certo e o que é errado. Espero que você seja capaz de ler a citação que fiz acima do livro do professor Charles Taylor e de compreender suas implicações para sua vida dentro e fora do ambiente acadêmico.
Se você procura mais informações sobre integridade acadêmica, veja a seção links: educação.
Somente serão aceitos para avaliação trabalhos que contenham a seguinte declaração anexada:
"Declaração de Integridade Acadêmica: eu entendo a política da instituição no que diz respeito à trapaça ("cola") e plágio; eu mesmo escrevi este trabalho e não o obtive todo ou em parte de outra fonte; eu utilizei citações ou blocos claramente identificados para todas as palavras copiadas literalmente; e eu incluí fontes para todas as ideias de terceiros, sejam estas citadas, parafraseadas, sumarizadas ou referenciadas. Por fim, estou ciente de que meu trabalho será avaliado com nota zero e não terei a possibilidade de refazê-lo em caso de constatação de plágio."
O que é, quais suas consequências e como evitar.